Mourato - Office Boutique
Desenvolvimento de logotipo para empreendimento imobiliário situado na Vila Madalena/SP.
O conceito do prédio é ser uma “Office Boutique”, no qual se instalarão agências de arquitetura, design e ou ateliers e deveria passar os seguintes conceitos: Design Atemporal, Projeto Funcional/ Racional, Flexibilidade de Layout, Luz Natural e singularidade. Após ter recebido a ilustração abaixo do prédio construído, comecei a buscar referencias de outros empreendimentos desse mesmo tipo.
"Verifiquei que trata-se de uma construção racionalista internacional, com um grande uso de luz natural, tijolos aparentes e jardins suspensos. Tem como uma das suas mais marcantes características as linhas retas e perpendiculares, as quais são “cortadas” pelo preto do suporte dos jardins verdes." 
Após pesquisas, me veio a referência do movimento "De Stijl". Um dos mais idealistas movimentos artísticos do século XX, o Stijl (ou Neoplasticismo, nome dado por Piet Mondrian à sua filosofia artística) e um dos grandes marcos da arte moderna, o "mais puro dos movimentos abstratos", cuja ideologia se encaixava perfeitamente à proposta do empreendimento.
"Sintetizando o estilo do movimento artístico, comecei uma serie de testes com as próprias linhas que prédio oferecia, tentando achar em algum dos andares o melhor enquadramento que pudesse resumir seus elementos mais marcantes: Luz Natural, Jardins Suspensos e Tijolos aparentes."
Após alguns testes, cheguei em um desenho/ síntese que engloba as características que eu buscava trazer para o símbolo do LogoTipo. Chegando duas soluções semelhantes. A primeira solução é dada ênfase no laranja contrastando com um azul semi-completar e para ter uma base, alguma forma que fixasse e desse estrutura ao símbolo, um retângulo que remete aos jardins suspensos. O outro modelo, possuía as mesmas características, porém sendo mais fiel ao que o prédio ofecere; Janelas (retângulo azul) , Tijolos (Laranja) e Jardim suspenso (Preto).

"Depois de ter-me reunido com o cliente, a segunda versão (da Direita) foi a escolhida, justamente por ser mais fiel ao projeto do Prédio."

Agora me restava apenas buscar uma tipografia que complementasse o símbulo escolhido.
Para tanto, fiz mais algumas experiências com fontes tipográficas, mas sempre tendo os mesmos critérios que definiam o conceito do projeto como um todo: Design Atemporal, Projeto Funcional/ Racional, Flexibilidade de Layout. Para tanto, obtei por famílias sem serifa, racionalistas, universais, as quais trouxessem formas puras (círculos e quadrados) com pouco contraste.
"As 3 finalistas foram: Glober, Simplifica, Futura, Univer, Bebas Neue e ITC Avant Garde Gothic Std. Após testá-las, acabei por optando pela ITC Avant Garde Gothic Std."​​​​​​​
Finalmente, apresentei o projeto do Logotipo aprovado, conforme segue:

You may also like

Back to Top